Método

O que diferencia pilates das outras formas de exercício é, primeiramente, uma abordagem holística que é a combinação do treino de corpo e mente para atingir um alinhamento postural correcto. Esta abordagem de recuperação de lesões faz de pilates um método de exercícios e não uma colecção de exercícios sem relação entre si.

O Que é Pilates?

O objectivo de pilates é o de atingir um corpo forte e alinhado. Estabilizar o centro é o ponto fulcral de pilates.

Essencialmente, significa criar um círculo de músculos à volta do centro do corpo, e estes músculos são fundamentais para a saúde de todo o corpo.

Fortalecer estes músculos protege a coluna e ao mesmo tempo permite uma liberdade de movimentos e habilidade de controlar a parte superior e inferior do corpo. É por isto que pilates é altamente recomendado tanto por fisioterapeutas como por osteopatas, no Reino Unido.

Beneficios de Pilates?

Alongamento dos músculos curtos
Fortalece músculos fracos (ex: abdominais, pernas, costas e braços)
Melhora qualidade de movimentos (ex: artrite nos joelhos)
Melhora músculos de postura centro (ex: costas, ombros,abdómen)
Melhora coordenação
Alivia stress e tensão
Ajuda na prevenção da osteoporose

Excelente pré e pós parto: Os exercícios de pilates, tal como foram pensados pelo seu criador, usando o equipamento, são ideais para os exercícios de preparação e recuperação pós-parto.

Durante a gravidez, o centro de gravidade da mulher muda aumentando muito a curvatura lombar. No início do 2º trimestre a mulher inicia a produção de uma hormona (relaxin) que permite o aumento da mobilidade nas articulações, com a consequente perda de alguma estabilidade natural.

Os exercícios de pilates fomentam um fortalecimento dos músculos nas costas, nas pernas, glúteos e músculos abdominais profundos, permitindo, assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gravidez. Pilates é particularmente bem sucedido a tonificar os músculos da zona púbica e abdominais profundos, após o parto.

Quem foi Joseph Pilates?

Joseph Pilates nasceu perto de Dusseldorfe, Alemanha, em 1880. Pouco se sabe acerca da sua infância, mas segundo várias biografias entende-se que ele era uma criança frágil que sofria de asma, raquitismo e febre reumática.

Contudo, a sua determinação para superar todas as doenças levaram-no a transformar-se num competente ginasta, mergulhador e esquiador.

Em 1912 Pilates trabalhou na Grã-Bretanha enquanto elemento de um circo. Foi também boxer e instrutor de auto-defesa.

Durante a I Guerra Mundial ficou detido em Inglaterra por ser um cidadão alemão e foi justamente nesse período que Joseph Pilates desenvolveu a sua técnica de fitness, concebida para um espaço contido e limitado, que permitiu treinar os seus concidadãos, igualmente detidos.

Na segunda metade deste período tumultuoso na Europa, Joseph foi destacado para trabalhar num hospital na ilha de Man, acompanhando pacientes não-ambulatórios. Foi nesse contexto que nasceu um dos seus equipamentos de trabalho o Cadillac. Trata-se de um acoplamento de um sistema de molas às camas dos hospitais que permite suportar os membros dos doentes enquanto é desenvolvido o trabalho

Depois da I Guerra, Pilates regressou à Alemanha onde trabalhou como polícia em Hamburgo e, mais tarde, com Rudolph Von Laban, pioneiro da dança moderna.

Em 1923, decidiu emigrar para os Estados Unidos com a sua mulher, Clara. Estabeleceu-se em Nova Iorque com um estúdio de exercício físico onde as máquinas, que ele próprio concebeu, permitiam alcançar grande sucesso em trabalhos de reabilitação.

Rapidamente se tornou muito famoso dentro da comunidade da dança, oferecendo aos bailarinos oportunidades de recuperarem das suas lesões e de melhorarem a sua técnica de dança. Tornou-se o segredo mais bem guardado de Nova Iorque.

Com o passa a palavra a funcionar, depressa todos procuravam Joe desde lendas da dança, como Ruth St. Denis, Ted Shaw, Jerome Robbins, George Balanchine e Martha Graham a actores como José Ferrer e ao escritor Christopher Isherwood.

Em 1932, Joseph Pilates publicou uma brochura que titulou Your Health e em 1945 editou o livro Return to your life through controllogy . Através destas duas obras e dos seus discípulos, o seu Método sobreviveu à sua morte, em 1967.

Joseph Pilates sempre sentiu que o seu trabalho estava cinquenta anos à frente do seu tempo.